sábado, 6 de junho de 2009

Finalmente aprendemos?

Futebol é negócio! E dos mais lucrativos, embora um dos países com mais tradição nesse esporte parece estar aprendendo isso tão somente após um século de experiência.

Meu Mengão parou de chorar a traição do Ronaldo e descobriu o sucesso com o Imperador. O grande jogador, ídolo italiano, veio para o Flamengo e encena um grande lance de Marketing. A torcida irá escolher o número a ser usado pelo jogador.

A grande jogada não é só a interatividade com a torcida. É a peça da campanha. Adriano jogará com números diferentes até a escolha da camisa definitiva. A principal peça de Marketing serão números que representam a história e a tradição do Clube!!!

O Flamengo começa a aprender a lidar com o negócio em que está a 114 anos. Entretenimento. O Campeonato Estadual foi outra vitória. A saída do patrocinador poderia ser o início de uma crise, tudo contornado com campanha "Manto Sagrado", que sorteou as camisas sem patrocínio para torcedores. Agora se fala em manter a camisa limpa, sem logo de patrocinadores.

O futebol não é só propaganda, são títulos. O Flamengo têm mantido boa parte do seu elenco, e agora luta para continuar com estes nomes (Bruno, Léo Moura, Juan e Ibson). Não basta um investimento em Marketing, tem que fazer o que o negócio propoem, mostrar um bom futebol.

Temos ainda um ponto de destaque. Fluxo de caixa. Finalmente respeitável. A dívida comum jogador, um ídolo do clube, é negociada gerando polêmica. Infelizmente ainda há muita politicagem no clube (assim como em qualquer negócio com tantos sócios). Mas ninguém negaria o reforço de um nome idolatrado pela torcida. Nenhumacrise real foi gerada. A dívida foi negociada e no fim, todos ficam felizes.

A segunda maior dívida (com uma empresa de segurança) foi renegociada, e sem polêmicas. O Flamengo está aprendendo a lidar com este mercado. O Botafogo e o Vasco também. O Futebol entra em uma nova era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário